Clark Jackson, diretor do trailer de ‘Lust For Life’ fala sobre o vídeo ao site da Pitchfork

por / quinta-feira, 30 março 2017 / Publicado emEntrevistas

jackson

Por dentro do CD de Lana Del Rey, Lust For Life: Um papo com o diretor do vídeo

Clark Jackson fala sobre o trailer cheio de mensagens ocultas, o novo álbum de Lana Del Rey, como foi construir o letreiro de Hollywood na sua garagem, e seu próximo single que é “focado em Hollywood”

Hoje, Lana Del Rey revelou que seu próximo álbum se chamará Lust For Life e será lançado “em breve”. O anúncio veio através de um maravilhoso trailer em preto e branco, que foi recheado de simbolismos, efeitos especiais antigos, e um monólogo de Lana Del Rey descrevendo como é criar um álbum em “tempos escuros”. O diretor Clark Jackson — que antes já tinha trabalhado no filme Constellation Jones, além de ter feito clipes com Lady Gaga, Miguel, e outros — está por trás do trailer. Ele falou com a Pitchfork sobre como Lana gravou aquele monólogo em seu telefone, o conceito central por trás do vídeo, como foi criar o letreiro de Hollywood com papel-maché, o que esperar do seu próximo single, e todas as pistas escondidas sobre seu próximo álbum.

Pitchfork: Qual foi o conceito para este vídeo?
Clark Jackson: Nós queríamos brincar com a ideia de velhos filmes instrucionais misturados com shows de ficção cientifica dos anos 50 e 60. Nós adoramos a ideia de se brincar com magia, algo ligeiramente noir que parece muito com ela, uma bruxa brincalhona é algo que condiz muito com ela também. E é claro que nós fizemos isso pra revelar o título do álbum, com o qual Lana está muito animada. Além disso, queríamos reforçar a ideia de que Lana estava falando do poder de vibrações positivas e a ideia de que pensamentos positivos podem fazer diferença… Foi por isso que ela quis colocar corações sendo mandados para o mundo no vídeo. Nós também queríamos encher de pistas sobre o próximo álbum. No final não há muitos itens representados mas cada um deles representa alguma coisa — cada coisa foi colocada com um propósito. Nós queríamos que as pessoas se perguntassem, “Por que uma escada? Por que os 7 planetas?” A medida que as musicas do álbum forem lançadas tudo ficará mais claro.

Mês passado, Lana tweetou sobre um feitiço de nível nacional para tirar Donald Trump do poder. Como vocês ocultaram isso no vídeo?
Isso é realmente engraçado, nunca conversamos diretamente sobre feitiçaria ou ocultismo, estávamos nos divertindo mais com a ideia do mundo louco de velhos programas de TV e noir etc. Talvez essa ideia de vibrações positivas, e a ideia que podemos transmitir algo positivo para o mundo e que realmente podemos fazer uma mudança positiva em algum lugar, mas sinceramente eu não sei.

O vídeo contem um monte de símbolos. Muitas pessoas reconheceram o XO, que é o símbolo do The Weeknd, mas o que você pode me falar dos outros símbolos?
Eu não posso te contar o significado das imagens. Cada uma tem um significado que no tempo certo será revelado.

Lana Del Rey - Lust For Life album trailer 135

Como o monólogo foi produzido? Alguma inspiração em particular?
Você terá que perguntar diretamente para Lana sobre de onde o monólogo veio. Ela deu uma pausa para uma reunião comigo e tinha algo gravado em seu telefone celular. Ela disse “vamos fazer algo parecido com isto”, mas era tão perfeito que não editamos uma palavra dele e usamos como estava.

Vevo lista Benny Blanco, Emile Haynie, e Rick Nowels como coprodutores com você, nesse vídeo. Com o que eles contribuíram?
Vevo faz isso — eles nem sempre diferenciam entre o produtor de vídeo e os produtores do disco, da música, etc. Estou apenas feliz por estar junto com eles, algumas das melhores mentes da música da indústria.

Alguma recordação fora do comum de trabalhar com Lana?
É incrível trabalhar com ela. Ela tem uma visão sobre tudo, mas permite que você entre na cabeça dela para ver o que você pode adicionar. É o melhor cenário. Ela sabe o que precisa, mas quer que você dê a sua contribuição naquilo também. Há esse sentido quando trabalho com ela de que ela dá tudo de si mesma, e isso reflete no quão poderosa sua música é.

Lana Del Rey - Lust For Life album trailer 032

Há um monte de efeitos visuais aqui: Lana como um fantasma, as estrelas cintilantes sobre Los Angeles, a tocha da Estatua da Liberdade sendo apagada. Qual foi a parte mais desafiadora de dirigir isso?
A parte mais difícil do vídeo foi o letreiro de Hollywood. Nós queríamos uma imagem do letreiro acesso igual no começo dos anos 50. É claro, que o letreiro não é mais acesso. Então eu e alguns amigos o construímos junto com a montanha com papel machê, espuma, tela de arame e o velho jeito hollywodiano de se moldar em minha garagem. Os vizinhos acharam que eu tinha perdido minha cabeça quando me viram afundado de joelhos sobre o papel machê. Pisque e você não irá ver, mas tudo desde da montanha ate o letreiro, as moitas, e as árvores foram feitas à mão. Provavelmente seria muito mais fácil fazer isso com algum software de modelagem 3D, mas foi muito divertido brincar com lama, cola, e tinta por 3 dias.

Qual foi seu envolvimento no vídeo de “Love”? Você pode nos contar alguma coisa da estética dele?
Eu produzi o vídeo de “Love”. Rich Lee é um diretor incrível , então a qualquer hora que eu posso trabalhar com ele, estou dentro. Como um produtor meu trabalho é tentar chegar no espaço real de todas as ideias incríveis que o diretor tem na cabeça. Nós tivemos alguns dias de filmagem principal, então corremos para o sul da Califórnia para filmarmos todas as paisagens de outro mundo.

O que podemos esperar, visualmente ou sonoramente, de Lust For Life?
Assim como disse nas pistas do vídeo, eu jurei que não ia contar nada, mas acho que posso dizer com segurança que o primeiro single* vai ser bastante centrado em Hollywood. Tudo vai se encaixar com certeza.

Por Marc Hogan e Evan Minsker
Tradução por Marcos Almeida
Revisão por Mateus Santana

*Nota do redator: na transmissão que fez pelo Instagram no dia do lançamento do clipe de Love (20 de Fevereiro de 2017), Lana Del Rey anunciou que a música era o primeiro single do álbum. Clark Jackson pode ter se referido ao próximo single.
Redação LDRA
Down on the west coast. They got a saying...
TOPO