Happy Birthday BTD | O álbum Born To Die completa 6 anos

por / sábado, 27 janeiro 2018 / Publicado emNotícias, Retrospectiva

8f9f5b94-c326-425e-99c3-d693dd1b65fd

O álbum:

Em 27 de janeiro de 2012 era lançado ‘Born To Die‘ pela cantora Lana Del Rey, o álbum cujo lirismo retrata uma obscura história de amor, e com uma temática relacionada a drogas, sexo e tragédias. Considerado um dos álbuns mais esperados do ano de 2012, e foi recebido com aclamação pelo público.

Born To Die é o álbum debut feminino com mais semanas na Billboard 200 de todos os tempos, além de ser o terceiro álbum feminino com mais semanas da história.

IMG_2437

Também é o sétimo álbum feminino com maior número de streams de todos os tempos contando com mais de 1 bilhão e 600 milhões de reproduções.

Em questão de vendas seus números são extraordinários, o álbum vendeu 10 milhões de cópias mundialmente segundo o ‘ChartMaster‘, sendo 117 mil cópias no Reino Unido em uma semana após seu lançamento, sendo considerado o álbum com venda mais rápida no ano de 2012.

Quanto á critica, no inicio Lana Del Rey recebeu inúmeras negativas, tanto que sua pontuação no ‘Metacritc‘ é 61, e  com a sua apresentação no programa ‘Saturday Night Live (SNL)‘  as criticas só aumentaram devido ao blacklash sofrido.

20952593_271989346636560_2257074033524736_n

Porém posteriormente o álbum foi finalmente reconhecido e causou impacto devido á sua singularidade.

“Houve uma mudança sônica importante culturalmente. Eu acho que tenho muito a ver com isso. Eu acho. Eu ouço muita música que soa como essas músicas antigas. Seria estranho dizer que não. Lembro-me de sete anos atrás, eu estava tentando conseguir um contrato, e as pessoas ficavam tipo “Você está brincando? Essas músicas? Não há mercado para isso.” Houve tanto tempo em que as pessoas tinham que se encaixar nessa caixa pop.” Lana Del Rey em entrevista para revista Pitchfork.

 

Seus Singles:

 

Video Games

Seu primeiro single foi ‘Video Games‘  composta pela própria Lana e Justin Parker, foi lançado em 29 de julho de 2011. O single foi #1 na Alemanha, considerado um dos maiores mercados e mais difíceis de se atingir o topo. Com um vídeo caseiro com produção própria, ele foi postado no Youtube, onde se tornou viral e rendeu á fama a cantora.

“Se eu soubesse que tantas pessoas iriam ver o vídeo, eu teria colocado um esforço maior nele. Eu estava com o meu cabelo e minha maquiagem pronta e tentei não parecer mal-humorada, pois todo mundo iria falar do meu rosto o tempo todo. Eu poderia ter colocado um enredo no vídeo.” Lana Del Rey para a New York Magazine.

Video Games‘ ganhou o ‘Best New Track‘ da ‘Pitchfork‘ que é algo de muito renome, e também o prêmio ‘Novello‘ que é considerado um dos mais difíceis da música.

IMG_2444

Born To Die

A segunda música escolhida para single foi a de mesmo nome do álbum ‘Born To Die‘, que conta com a composição de Lana Del Rey e Justin Parker, e teve lançamento em 30 de dezembro de 2011, a faixa teve análises muito positivas, considerada favorável e inovadora, mas também foi considerada “assombrada”, com trechos apocalípticos pela critica.

No Reino Unido atingiu a nona posição na para UK Singles Chart, sendo a segunda canção da Lana Del Rey a ficar entre as dez primeiras posições nas paradas britânicas. Em fevereiro de 2012 a faixa foi certificada com o disco de ouro pela Australian Recording Industry Association (ARIA), por mais de 35 mil cópias vendidas na Austrália, recebeu também disco de ouro na Itália, de acordo com a Federazione Industria Musicale Italiana (FIMI), por mais de 15 mil exemplares;

O clipe foi rodado no Palácio de Fontainebleu e foi o primeiro e único a ser autorizado a gravar no local; Até hoje é o clipe mais bem sucedido e com maior número de views.

giphy (3)

Blue Jeans
A canção composta pela própria Lana, com Dan Heath e Emile Haynie, que também produziu a música,  foi escolhida como terceiro single do álbum e teve lançamento em 8 de abril de 2012.

As criticas após o lançamento foram muito positivas, e o desempenho foi moderado chegando a sexta e quarta colocações nas paradas Belgas, alcançou a décima posição em Israel na parada Media Forest, nos Estados Unidos, a canção ocupou a quadragésima primeira posição na parada Rock Songs da Billboard e recebeu certificação de ouro na Dinamarca e Canadá.

giphy

Summertime Sadness

O lançamento de Summertime Sadness ocorreu em 22 de junho de 2012, e a canção foi composta por Lana Del Rey, Rick Nowels, Kieran de Jour e produzida por Emile Hayne e Rick Nowels. É considerado por muitos o maior sucesso de Lana Del Rey.

É certificado multi platina em diversos países como Estados Unidos, duas vezes, Austrália, quatro vezes, e Canadá, também duas vezes.

Em 2 de julho de 2013 foi lançado um remix da música, feito pelo DJ francês Cedric Gervais, na época Lana chegou a se pronunciar, e disse que a música era uma “Merda“, o remix ganhou um Grammy e o Dj deu unfollow em Lana devido a desavença e o mesmo disse que “Ela não o interessava mais“.

IMG_2447

National Anthem

Lançada em 8 de julho de 2012 a música teve composição feita por Lana, The Nexus e Justin Parker e produzida por Emile Hayne e Jeff Bhasker.

O videoclipe oficial do quinto single foi dirigido por Anthony Mandler, nele Lana interpreta Marilyn Monroe e Jacqueline Onassis e o rapper A$AP Rocky retrata o ex presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.

23555596_2001818660101910_1358163861240283136_n

Dark Paradise

Lançada em 1 de março de 2013, a música foi o último single do Born To Die. Elogiado por alguns críticos pela sua melodia lenta e pelo uso de sintetizadores. Embora seja uma das músicas mais queridas pelos fãs, a faixa teve um desempenho fraco em termos comerciais, comparado com as anteriores. Rumores indicam que um vídeo de Dark Paradise foi feito porém nunca foi lançado, sendo o único single que não acompanhou com um clipe nesta era.

20859713_1920310771569793_1217798484556513280_n

Mesmo que depois Lana nos presentearia com outros álbuns que iriam se tornar os favoritos de muitos fãs e a critica finalmente iria começar a valoriza-la. Born To Die fez bonito na estréia de Del Rey no mainstream. Conseguindo ótimas posições nas paradas e contendo vários clássicos o álbum foi um divisor de águas na carreira da cantora e tem muito o que comemorar. Parabéns pelos seus seis anos Born to Die.

giphy (2)

Redação LDRA
Down on the west coast. They got a saying...
TOPO