LOVE FROM ETHER | Lana Del Rey: A Senhora do Tempo

por / sábado, 08 julho 2017 / Publicado emColunas, Love From Ether

Senhora do tempo

“Do vazio nasceu o Caos
Depois Gaia de amplo seio

(…)

Gaia primeiro deu à luz igual a si mesma
Céu constelado para cercá-la ao redor
E ser aos deuses venturosos sede erresvalável sempre

(…)

Do amor com o Céu, veio o Oceano de profundos redemoinhos
E Coios e Crios e Hipérion e Jápeto
E Teia e Reia e Têmis e Memória
E Febe de grande aura
E Tétis amorosa
E, o mais jovem e mais temido
Cronos que dá e tira o tempo
O filho mais terrível
Que o pai detestou e destronou”

Teogonia: A Origem dos Deuses – Hesíodo (Sec VIII a.C)

Na versão romana do mito, Cronos se chama Saturno. Depois de uma era de total extremos como foi a era do Sol, temos Saturno como regente da Nova Era, que nos exige paciência, resiliência e, acima de tudo, nos ensina a ter força para enfrentar os desafios que se aproximam.

Erroneamente, muito se pensou que a paz que viria junto com a Nova Era seria algo universal. A paz é um estado de espírito, assim como o amor. Se a buscarmos, ela estará lá, no templo atemporal de Saturno em sua Era de Aquário.

Quando entrevistada por Stevie Nicks para a V Magazine, Lana falou sobre o tempo: “É apenas tempo. O tempo me trouxe aqui”. Isso se tornou uma das headlines da entrevista, pois um dos fatores mais comentados sobre a cantora nas redes sociais, ultimamente, é a demora para dar notícias e o atraso no lançamento do álbum Lust for Life.

Na verdade, o tempo sempre foi um problema para os fãs de Lana Del Rey. A cantora some por semanas e não é uma grande fã de dar notícias nos seus hiatos entre lançamentos em turnê. Para ser mais exata, há um bom tempo Lana não faz uma turnê de verdade ou divulga material. Pontualidade não é o forte da cantora. Mas seria isso de propósito ou apenas o jeito dela? Lana parece se encaixar bastante na categoria de pessoas que não gostam de dar satisfação.

Quando fala sobre algo, Lana Del Rey vai a fundo. Seu trabalho é um verdadeiro banho de cultura. Ela cita pessoas e fatos que a maioria dos seus fãs não fazem ideia do que seja. Ultimamente, a cantora tem explorado seu conhecimento metafísico e adentrado sem medo a Nova Era. Agora está falando sobre o tempo, que é o que rege a Nova Era. Não pode ser coincidência.

Na análise do trailer de Lust for Life, falamos sobre Lana ser uma espécie de guia para os fãs na Nova Era. Ela escrevia em um quadro negro e nos chamava de kids. Agora, ela fala sobre o tempo e a importância de estar no momento presente, “E agora eu estou em um lugar no qual eu me sinto realmente presente”. Estaria Lana Del Rey tentando nos dizer alguma coisa? Saturno é o Senhor do Tempo, ele rege a Era de Aquário na qual estamos. Lana Del Rey tem sua própria nova era, saindo dos tons de escuridão nos quais ela se encontrava e adentrando um caminho cheio de luz em Lust for Life. Acho que temos nossa Senhora do Tempo regendo uma nova era de sua carreira e sua vida.

Cronos destronou o pai por ele ser destrutivo, Lana destronou a uma versão de si mesma que a afundava em escuridão. Ela não quer mais estar morta e nem desistir da carreira. Ela quer viver mais do que nunca. Para isso, ela precisou matar uma parte dela. Isso acontece muito na vida. Muitas vezes precisamos deixar parte de nós mesmos que não nos fazem bem para trás, para podermos buscar o momento presente, a vida e a nossa missão. E o que comanda isso é o tempo. Apenas o tempo.

safe_image

 

Por Leticia Oliveira

Leticia Oliveira
Estudante de Jornalismo da UNIUBE, amante das Ciências Espirituais e do Movimento New Age, taróloga e poeta de araque. Lana Del Rey mudou sua percepção musical em 2012, jamais esperava ouvir algo que não fosse Metal Sinfônico, New Age ou alguma música da época de seus bisavós. Era muito gótica mas sempre acreditou que a Nova Era pudesse ser a cura da consciência coletiva. E está acontecendo. Procura espalhar Amor pelo mundo.
TOPO