LOVE FROM ETHER | Análise do Clipe de Love

por / quinta-feira, 13 abril 2017 / Publicado emColunas, Love From Ether

love analise

A análise a seguir tem base em estudos metafísicos e paracientíficos. Não acredite ou desacredite em nada, apenas tome suas próprias conclusões.


O videoclipe de Love causou uma tremenda repercussão se formos comparar aos últimos vídeos de Lana Del Rey, uma Nova Era se lançara naquele momento. Mas o que teria causado tanta especulação em um vídeo aparentemente simples para uma música que fala de Amor? Talvez senha mais simbolismo naquele vídeo que possa prever nossa vã filosofia. Mas vamos tentar ir ao mais além que conseguimos.

Love foi parar em grupos sobre espiritualidade graças ao fato de ter sido lançado com todos os planetas, asteroides e até mesmo um eclipse, um dia antes de um novo Sistema Solar ter sido descoberto. Chegaram até mesmo a questionar se Lana Del Rey teria algum tipo de ligação com organizações secretas. Até mesmo um site Illuminati mencionou e analisou o clipe. E lá vamos nós mais uma vez bater na tecla da Nova Era.

Já foi dito na análise do trailer de Lust For Life que Lana se interessa muito por assuntos New Age e que ela parece ter resolvido abordar em abundância o ocultismo dessa vez. Talvez Love tenha sido uma preparação para o trailer do álbum, que veio depois deixar vários pontos de interrogação em nossas mentes.

 

Uma Obsessão Pela Década de 70

8b528f8160ece69f0dd912b4e798292eLove já começa em um cenário de palco com músicos que parecem mais ter saído de uma banda cover dos Beatles. Em seguida vemos pessoas na plateia cujos figurinos comprovam a ideia de anos 70. Lana já deu a entender que não acredita em coincidências, nem eu. Ela não escolheu os anos 70 por acaso.

A década de 1970 foi o auge do famoso movimento New Age que nada mais era que um movimento de hippies que pregavam paz e amor no momento pós-guerra do Vietnã. Esses jovens anunciavam a chegada de uma Nova Era no novo milênio que estava por vir e tinham um estilo de vida totalmente independente do capitalismo, para eles inexistia o Ego.

O mais interessante é que nessa época, segundo estudos metafísicos, milhões de almas alienígenas reencarnaram na Terra para trazer essa Nova Era. E viajar de um planeta para outro no clipe de Love parece ser algo bem simples. Também não seria acaso.

Também já falamos na análise do trailer do álbum que Lana parece estar disposta a ser uma guia espiritual para os fãs, ensinando lições importantes nesse momento de transição de Eras, e que ela pretende fazer isso através da música. No clipe isso se repete: ela está em um palco enquanto as pessoas parecem olhar fixamente, prestando atenção ao que ela canta. Lana anuncia a chegada de uma Era de Amor e Paz através da música.

 

O Símbolo da Deusa Mãe

A meia lua é o símbolo da Deusa Mãe. Teve o auge do seu culto no início do primeiro milênio na Antiga Bretanha pelos povos Celtas, mas seu culto é bem mais antigo, antigo ao ponto de não sabermos bem quando começou. Hoje é associada principalmente à Mãe Terra, que é o que gera a vida. Então voltamos ao movimento New Age dos anos 70 que tinha essa vibe natural e também nos voltamos para o fato de que precisamos nos conectar com a Terra e cuidá-la, pois é nosso lar, da onde viemos e para onde voltaremos sempre.

2IWWtNocbJ6aQ

Esse símbolo é também o símbolo da Sacerdotisa, que é aquela que ensina, que é sábia, que guarda os segredos e que sabe quando deve revelá-los. E essa definição lembra totalmente Lana Del Rey.

 

Saturno: O Senhor dos Anéis e do Tempo

Falamos na análise do trailer de Lust For Life sobre a Nova Era, a Era de Aquário regida por Saturno, é exatamente desta era que parece se tratar a também nova era de Lana Del Rey.

Vemos bastante Saturno no clipe de Love, inclusive como um novo lar para a humanidade. Saturno foi cultuado na Roma Antiga e seu culto prevalece até hoje de forma subentendida. Cultuamos Saturno sem nem nos darmos conta. A troca de anéis de casamento, a troca de presentes de Natal – que na Roma Antiga se chamava Saturnália -, tudo isso remete ao antigo culto a Saturno, cujo equivalente grego é Cronos, o Senhor do Tempo.

giphy (1)

Vamos voltar lá na década de 70 novamente. A mudança que o movimento New Age anuncia é uma mudança lenta, porém essencial, esse movimento já anunciava a chegada de Saturno. O Senhor do Tempo traz a percepção de mudança, mas essa mudança é demorada. Saturno traz a seguinte mensagem: Vamos deixar nossas vidas corridas e superficiais e adentrar uma nova consciência, onde passemos a perceber mais uns aos outros e a mudança que podemos causar no mundo. As pessoas no clipe de Love parecem ter aderido a essa mudança e estarem apenas esperando pela mais positiva das mudanças.

Ainda vemos uma transição de planetas em uma das cenas do clipe. Tudo estava girando no Universo e migrando para Saturno. O que deve receber destaque é que antes de migrar para Saturno, vemos o Sol e um carro saindo de sua superfície. Lana não deixa mesmo nada passar. Antes da Era de Saturno estávamos na Era do Sol. O clipe anuncia literalmente a transição de Eras.

 

Eclipse, Lua, Sol, Saturno… Solve Et Coagula?

Lembram quando Lana colocou em sua bio do Instragam a frase em latim Solve Et Coagula? Quase ninguém entendeu o que isso queria dizer, inclusive não imaginaríamos que ela viria tramando em relação a isso por tanto tempo. Solve Et Coagula é uma expressão alquímica usada para definir o processo de transformação do chumbo em ouro. A grande decepção do processo é que o ouro volta a ser chumbo em 48 horas. Sua tradução literal é separar e unir.

maxresdefault

Chumbo é o metal regido por Saturno. Coincidência? Não, apenas mensagens ocultas de Lana Del Rey. Um dos primeiros eventos do clipe de Love é um Eclipse, o símbolo da transformação alquímica por ser temporário, apesar de lindo. Talvez a cantora estivesse tentando nos dizer que essa transformação de chumbo em ouro deve acontecer diariamente conosco, que devemos procurar evoluir, mas nunca nos darmos por vencidos que essa mudança está completa e não necessita mais nada. Sempre em evolução. Ou o ouro voltará a ser chumbo. Devemos desconstruir conceitos (separar) e criar novos a partir dessa desconstrução (unir).

 

The Creation of Adam

Nem Michelangelo escapou do clipe de Love. Na verdade, a cena que remete à obra The Creation of Adam foi totalmente reconstruída por Lana. O que seria o encontro do homem com sua própria mente se tornou a união do feminino e do masculino.

giphy (2)

Na Metafísica é dito que o Universo se criou pela união das energias masculina e feminina, a Sequência de Fibonacci explica isso, sendo o masculino representado pelas linhas retas e o feminino representado pelas curvas.

tumblr_m8fvvcmL1l1rchtzko1_500

A lição que Lana Del Rey nos deixa aqui é que o Amor tem o poder de mudar tudo e de criar, inclusive criar o próprio Universo. Se formos estudar a Sagrada Geometria, mais conhecida como Flor da Vida, veremos que o Universo é escrito numa fórmula de puro Amor.

 

Círculo: O Equilíbrio do Cosmos

O círculo é algo para se dar crédito no clipe de Love, apareceu várias veres, inclusive em forma de eclipse e tem tudo a ver com a mensagem do vídeo e da música. Sendo a forma geométrica mais perfeita, o círculo é sinônimo de união e plenitude. É o formato dos anéis e dos planetas.

giphy (3)

A mensagem do círculo é a união coletiva para protagonizar uma mudança para melhor. Precisamos manter nossa consciência em um estado de amor e união para que possamos experienciar essa mudança, ou não terá efeito algum.

 

A Água que Molda

Vemos muita água durante o vídeo, a começar por ela fluindo em câmera lenta já nas primeiras cenas. Por fim, vemos as pessoas se banhando em água. Mais uma vez, não pode ser por acaso.

giphy

A água é tida como o elemento que molda e que cria. As rochas são moldadas durante séculos pelo simples bater das ondas em sua superfície. A água é devastadora quando quer, mas é o maior símbolo da mudança que temos. E mais uma vez batemos na tecla da mudança lenta que é anunciada por Saturno.

 

Asteroides

Por fim temos asteroides caindo do céu na superfície do novo lar, Saturno, porém ninguém parece estar preocupado. Esses asteroides simbolizam guerras que ainda acontecerão. A chegada da Nova Era não quer dizer que estamos imunes do caos. Pelo contrário, a Nova Era nos ensina a lidar com o caos com sabedoria e paz. A mudança é lenta e precisamos desacelerar nosso modo de vida para acompanhá-la.

giphy (4)

Quando estamos em paz com nós mesmos, pode haver uma guerra lá fora que não entraremos em pânico e nem seremos atingidos. A mensagem da Nova Era é exatamente essa. Os asteroides estão caindo, mas não deixaremos nossa paz interior ser atingida e nem deixaremos de amar uns aos outros.

 

Conclusão

O clipe de Love foi meticulosamente feito para passar uma mensagem que ninguém imaginou que poderia existir em um clipe simples de uma música ainda mais simples. Em tempos tão complicados como os que vivemos agora, Lana Del Rey nos traz Amor. Isso é bonito de se ver e sentir. Podemos ver que ela finalmente encontrou sua paz e seu caminho e sentimos sua energia muito mais leve.

giphy (5)

A Nova Era chegou e temos uma nova Lana, cheia de vida e de amor para passar aos fãs através do que ela melhor sabe fazer: música.

Leticia Oliveira
Estudante de Jornalismo da UNIUBE, amante das Ciências Espirituais e do Movimento New Age, taróloga e poeta de araque. Lana Del Rey mudou sua percepção musical em 2012, jamais esperava ouvir algo que não fosse Metal Sinfônico, New Age ou alguma música da época de seus bisavós. Era muito gótica mas sempre acreditou que a Nova Era pudesse ser a cura da consciência coletiva. E está acontecendo. Procura espalhar Amor pelo mundo.
Tagged under: , , ,
  • Nurielle Fabiana

    Essa análise foi uma das coisas mais belas que já li <3
    Parabéns ♥

  • Lily Sousa

    Parabéns a autora pela análise! Ficou bem explicado e coerente.

TOPO