ICONIC SOUL | Cleópatra: um ícone de sedução, poder e inteligência

por / quarta-feira, 05 fevereiro 2014 / Publicado emColunas, Iconic Soul

CLEOPRATA

 

Músicas em que é citada: Last Girl on Earth, Prom Song (Gone Wrong)

Cleópatra é uma figura bastante conhecida pela sua repercussão na historia e na mídia – filmes, seriados, exposições, suas diversas releituras ganharam o mundo. Ainda sim, não e de surpresa que a representação mais famosa desta governante do Egito Antigo e a de Elizabeth Taylor, que, aliás, fixou em nossos pensamentos a ideia de que a grande rainha do egito era dona de uma beleza estonteante tal qual a atriz – o que não era bem assim. Pam! Primeira desconstrução, hahaha.

A segunda desconstrução que faco e: Houveram muitas Cleópatras! No entanto, a mais famosa, chamada Cleopatra Thea
Filopator, também recebe a alcunha de Cleópatra VI. Estima-se que ela viveu entre 69 a.C. e 30 a.C., convivendo também com outras grandes figuras para a historia do mundo ocidental: Júlio César e Marco Antônio.

Se ela não era bonita (para os padrões atuais), tampouco a única, que a fez tão digna de admiração e magnitude no imaginário feminino e masculino? Simples, meus caros: A inteligência.

Cleópatra foi uma grande estrategista e sabia bem como governar, falava mais de quatro idiomas, estudava filosofia, literatura e arte gregas. Rica como toda grande líder, conquistava os homens com, além de sua sedutora inteligência, presentes e favores. Apesar de ter governado a princípio, com seus irmãos Ptolomeu XIII (casou-se com este, como e de costume para a sociedade egípcia, para preservar o “sangue nobre”) e XIV, não demorou muito para que ocupasse sozinha o “trono” egípcio.

As histórias que chegaram ate nos nos conta um envolvimento muito íntimo com outro grande líder da historia antiga. Júlio César, que a princípio viajara para o Egito por questões puramente políticas, acabou por se envolver amorosamente com a rainha do Egito – e assim foi reciproco. Como prova disso, há a famosa historia da viagem de Cleópatra, que enrolou-se num tapete persa deu-se de presente ao imperador de Roma. Mas não para por ai, com a morte do grande César de Roma, alguns anos depois, ela envolveu-se com outro governante e melhor amigo do falecido: Marco Antônio.

Porem, na disputa entre Marco Antonio e Otávio Augusto pelo poder absoluto de Roma, durante a batalha de Accio, Cleópatra deixou-se picar por uma cobra no seio (mas vários pesquisadores de história antiga debateram essa possibilidade), suicidando-se juntamente com o seu amado, Marco Antônio.

Como disse, Cleópatra é um ícone no que se diz a sedução, poder e inteligencia. Manipulou e conquistou grandes governantes do tão admirado Império Romano, dominou o Egito como poucos, e, inteligente como é, Lana não poderia dispensar referências a esta tão admirada rainha.

 

Por Júlia Félix

Redação LDRA
Down on the west coast. They got a saying...
  • João Vitor

    Só acho que era melhor dar uma olhada nas palavras e redigir porque algumas letras foram devoradas kkk

TOPO